O que é importante saber na hora de transportar aduelas de concreto
No conteúdo de hoje, a Concretos Florense expõe o que é importante saber na hora de transportar aduelas de concreto
De acordo com a ABTC – Associação Brasileira de Tubos de Concreto, que a Concretos Florense é associada, o manuseio, movimentação e transporte das aduelas deve ser feito por içamento por, no mínimo, dois pontos e não pode ser feito antes que o concreto adquira a resistência mínima de 20 MPa.
Pré-moldados como tubos e aduelas de concreto são peças pesadas. Por conta desse fator, a etapa de transporte deve ser muito bem controlada para garantir tanto a segurança nas pistas, quanto a integridade das peças ao chegarem na obra.
Aproveite e leia: Galerias de Concreto – Informações necessárias para projetos
Sempre que possível, essas peças devem ser transportadas na posição horizontal. Havendo a necessidade do transporte na posição vertical (de acordo com a foto), recomenda-se que as peças sejam laçadas com cabos de aço e/ou cintas, para evitar sua movimentação, possíveis choques e danos em suas características estruturais e dimensionais.
Cuidados na hora de transportar aduelas de concreto:
– Tempo mínimo de cura dos produtos deve ser respeitado para a movimentação, armazenamento e transporte das peças.
– O transporte deve seguir as regras de trânsito para movimentações de cargas em rodovias, onde os produtos não podem ultrapassar os limites laterais do veículo, gabarito do trajeto (respeitando altura de pontes e fiação urbana), e a velocidade deve ser controlada, evitando-se choques entre as peças ou possíveis acidentes na rodovia.
Fonte: ABTC
Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando e nos siga nas Redes Sociais:
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!