O QUE É REFORÇO ESTRUTURAL NO TUBO DE CONCRETO
Conheça as possibilidades de reforço estrutural estabelecidas pela Normal de Tubos de Concreto
A fabricação de um tubo de concreto é um processo que depende de diversos fatores e informações, sendo que a principal delas é aplicação para a qual se destina, interferindo por exemplo, diretamente no reforço estrutural da peça. A Norma Técnica Brasileira que regulamenta a fabricação dos tubos é a ABNT NBR 8890 – Tubo de concreto de seção circular para água pluvial e esgoto sanitário ― Requisitos e métodos de ensaios. Nessa Norma são definidos 2 parâmetros importantes: os diâmetros mais comercializados e as classes de resistência.
As nomenclaturas usadas para tubos de concreto são definidas de acordo com sua finalidade, classe de resistência e presença de reforço estrutural, que é o assunto que viemos tratar nesse conteúdo:
- Tubos de concreto destinados à condução de água pluvial:
» Sem armação (simples): PS1 e PS2;
» Com armação: PA1, PA2, PA3, PA4;
- Tubos de concreto destinados à condução de esgoto sanitário:
» Sem armação (simples): ES;
» Com armação: EA2, EA3, EA4;
Aproveite e leia: Qual a importância da hidratação do concreto
O reforço estrutural indica se o tubo de concreto possui armação, ou armadura de aço em seu interior. A Norma de tubos de concreto (ABNT NBR 8890) apresenta 3 possibilidades de reforço:
1. Tubo simples, sem reforço estrutural, ou seja, sem armação;
2. Tubo armado com barras, telas de aço soldadas ou fibras de aço;
3. Tubo armado com barras ou telas de aço soldadas e com reforço secundário de fibras de aço.
Os tubos de concreto
Os tubos são mais complexos do que muitas pessoas possam pensar, tendo características específicas, de acordo com o tipo de aplicação na obra, por isso, a importância de, no momento da cotação, se ter o conhecimento das finalidades de utilização e aplicação dos materiais. A Concretos Florense presta um atendimento especializado, de acordo com a necessidade dos clientes e estando alinhada com todas as exigências do mercado.
Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando e nos siga nas Redes Sociais para saber mais:
Fonte: ABTC
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!