O QUE INTERFERE NA DURABILIDADE DAS PEÇAS DE CONCRETO
A durabilidade das peças de concreto deve ser observada em todo o tipo de peça de concreto
Muitos fatores interferem na durabilidade das peças de concreto, variando de acordo com a sua utilização, exposição ao tempo e demais fatores externos. Sendo que os principais fatores que contribuem para que os produtos tenham uma vida útil adequada são:
- Atendimento às Normas Técnicas ABNT;
- Qualidade durante a fabricação e transporte das peças;
- Forma de execução da obra;
- Condições de instalação iguais ao projeto;
- Uso do solo igual ao especificado em projeto.
Os fatores de durabilidade mudam de acordo com a finalidade das peças, que é o caso das peças utilizadas em obras de saneamento, por exemplo.
Aproveite e leia: Qual a importância da hidratação do concreto
Esses são fatores genéricos que toda obra ou produto deve possuir para ter uma vida útil adequada. Além desses, há outros fatores pontuais e particulares de cada caso que podem intervir na durabilidade.
Durabilidade x Vida Útil
Para a ABNT NBR 6118:2007, item 5.1.2.3, Durabilidade “consiste na capacidade da estrutura resistir às influências ambientais previstas e definidas em conjunto pelo autor do projeto estrutural e o contratante, no início dos trabalhos de elaboração do projeto”.
No item 6.1 da ABNT, prescreve que “as estruturas de concreto devem ser projetadas e construídas de modo que sob as condições ambientais previstas na época do projeto e quando utilizadas conforme preconizado em projeto, conservem sua segurança, estabilidade e aptidão em serviço durante o período correspondente à sua vida útil”.
Segundo a ISO 13823:2008 entende-se por vida útil “o período efetivo de tempo durante o qual uma estrutura ou qualquer de seus componentes satisfazem os requisitos de desempenho do projeto, sem ações imprevistas de manutenção ou reparo”.
Por tanto, a definição prática de durabilidade e vida útil ficará sujeita a fatores específicos de cada peça e projeto de utilização.
Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando e nos siga nas Redes Sociais para saber mais:
Fonte: ABTC , ABNT, ISO
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!