PRINCIPAIS PREVENÇÕES PARA CHEIAS E ALAGAMENTOS
O concreto usado de maneira estratégica é uma das soluções para as cheias e alagamentos nas cidades
O crescimento das cidades de forma excessiva e rápida, tem causado a construção de áreas impermeáveis, com a ocupação, sem um planejamento sustentável, das áreas verdes, causando alagamentos e muitos danos às cidades.
Pedro Chama, que é engenheiro e presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tubos de Concreto (ABTC), o qual a Concretos Florense é associada, coloca que essa impermeabilização acelera o escoamento, aumentando a quantidade de água que passa nos canais e fazendo com que o sistema de drenagem não comporte o volume de água da chuva, provocando as inundações e as enchentes.
“Acreditamos que a melhor solução para evitar problemas decorrentes de alagamentos é a própria prevenção, a qual engloba um planejamento eficaz dos centros urbanos, por meio da implantação de redes e dispositivos de drenagem que atendam não só a demanda atual, mas também os futuros aumentos de ocupação previstos para as regiões”.
+ Leia também: O que significam as siglas ABNT e NBR
Soluções através dos tubos e aduelas de concreto
Algumas soluções com a utilização de tubos e aduelas pré-moldadas de concreto para a canalização de córregos, já são executadas em muitas cidades, assim como a construção de reservatórios de detenção e retenção de água pluvial em materiais de concreto.
As aduelas pré-moldadas podem atender as mais diversas necessidades, podendo ser adaptadas em seu tamanho, sendo adaptadas de acordo com o local, o projeto e a sua finalidade e sendo utilizadas especificamente para a prevenção das cheias e alagamentos.
A questão das cheias e alagamentos é recorrente e os municípios e empreendedores devem o quanto antes dar atenção para a importância da drenagem dos espaços.
A Concretos Florense
A Concretos Florense produz os tubos e aduelas pré-moldadas, sendo produtos que passam por ensaios e com a garantia de qualidade e durabilidade, que vão ao encontro com a sustentabilidade e que apresentam soluções para as obras e para o crescimento sustentável das cidades.
Fonte: Mapa da Obra / ABTC
Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando e nos siga nas Redes Sociais:
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!