PROCESSOS AO RECEBER OS TUBOS NA OBRA
A Concretos Florense realiza todos os processos de qualidade desde a fabricação, transporte e entrega dos produtos nas obras, porém, é tarefa também dos clientes fazerem a inspeção ao receber esses materiais na obra.
Neste conteúdo, vamos abordar o passo a passo dos processos ao receber os tubos na obra, que abrange desde a primeira checagem visual, até a sua estocagem. A Concretos Florense é associada a ABTC – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tubos de Concreto e nos dá o subsídio para o assunto que vamos abordar. Acompanhe com a gente.
Passo a Passo ao receber tubos na obra
-
Inspeção visual e dimensional
Assim que o caminhão com os tubos chegar no local da obra, e antes de proceder à descarga, o empreiteiro deve fazer no mínimo uma inspeção visual em todos os tubos e avaliação dimensional aleatória, em pelo menos 10% do lote entregue pelo fornecedor.
Informações que devem ser checadas:
– Diâmetro nominal
– Data de fabricação
– Nome ou marca do fabricante
– Classe de resistência
– Número de série
– RF / RSF – tubos reforçados exclusivamente com fibras de aço (RF) ou armados com reforço secundário de fibra (RSF)
-
Integridade das peças
Verificar se as superfícies internas e externas de todos os tubos entregues são regulares, homogêneas e uniformes. Não devem ser aceitas peças que apresentem defeitos visíveis a olho nu, tais como, armaduras expostas, pedaços quebrados ou faltantes, lascas ou fissuras, que possam ser prejudiciais à qualidade do tubo quanto à resistência, permeabilidade, rugosidade e durabilidade.
As peças quebradas ou avariadas devem ser devolvidas e o fabricante deve assegurar sua reposição por peças íntegras. Tubos quebrados devem ser descartados e em hipótese nenhuma devem ser usados para execução da obra.
Caso o construtor receba e aplique tubos danificados ou sem exigência de inspeção, a responsabilidade por qualquer problema executivo decorrente do material aplicado ou sinistro na obra será exclusivamente do mesmo.
-
Descarregamento
O descarregamento dos tubos deve ser feito próximo ao local da instalação e o cronograma de entrega das peças deve seguir o cronograma de execução da obra, de forma a evitar movimentações desnecessárias das peças ou ocupação estorvante do canteiro de obras.
A forma mais indicada de realizar o descarregamento de tubos de um caminhão é com máquinas próprias para essa tarefa, chamadas de descarregadoras automáticas, que normalmente são dispositivos acoplados nos caminhões dos próprios fabricantes dos tubos.
A Concretos Florense conta com frota própria, com os equipamentos adequados e operadores qualificados para carregamento e descarregamentos das peças.
-
Movimentação
Uma vez feito o descarregamento, deve-se evitar a movimentação dos tubos por grandes distâncias dentro do canteiro de obras. Porém, caso haja necessidade de realizá-la, essa movimentação deve ser feita com equipamentos e dispositivos adaptados para tal tarefa.
Em hipótese alguma os tubos podem ser rolados do caminhão em direção ao solo, utilizando-se pranchas de madeira, muito menos arrastados. Estando os tubos suspensos devem ser tomados todos os cuidados necessários para evitar golpes entre tubos ou contra o terreno.
+ Leia também: O que você precisa saber sobre os tubos de concreto
-
Estocagem em canteiro
A estocagem dos tubos de concreto deve ser feita o mais próximo possível do local de instalação, podendo ser feita em locais descobertos, expostos diretamente à luz solar, sem que isso interfira na resistência ou durabilidade do produto. O local apropriado para a estocagem das peças deve ser plano, estar limpo e livre de pedras ou objetos salientes. Caso os tubos sejam descarregados alinhados ao longo da lateral da vala, deve-se ter atenção para que os mesmos sejam colocados no lado oposto ao local destinado à colocação do material oriundo da escavação e de forma que não prejudique a movimentação do equipamento de escavação.
Os tubos devem ser estocados preferencialmente na posição vertical. Quando houver necessidade de estocagem na posição horizontal, a ABNT NBR 8890 define o número máximo de pilhas permitido, o qual varia conforme o diâmetro das peças. Confira a tabela abaixo:
Add Content here
Add Content here
Fonte: ABTC
A Concretos Florense
A Concretos Florense se destaca no mercado por sua marca representativa e pela alta qualidade e diversidade em seus artefatos de concretos.
Utiliza sempre matéria-prima de excelente qualidade, tendo agilidade na entrega e grande volume de produção.
A empresa respeita os prazos e acordos com seus clientes com seriedade, de forma simples e prática, sempre valorizando as relações e facilitando os processos.
Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando e nos siga nas Redes Sociais:
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!